CONSULTORIA


Diagnóstico Empresarial
O diagnóstico é uma ferramenta de avaliação dos modelos, conceitos e práticas de gestão adotados pela empresa, identificando os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças ao desenvolvimento sustentável do negócio. A partir da análise de suas práticas operacionais, de seu processo decisório e de seu sistema de relatórios e indicadores de desempenho, identifica-se se sua estrutura de organização está compatível com o nível das atividades e das boas práticas exigidas pelo mercado.

Em linhas gerais, o diagnóstico avalia o grau de maturidade da gestão e organização da empresa. Todo o diagnóstico é desenvolvido com base na experiência e conhecimento técnico da nossa equipe de consultores que, ao fim do processo, apresenta e discute os resultados com os sócios/dirigentes da empresa em questão e apresenta um plano de ação com medidas corretivas e mudanças organizacionais, caso seja necessário.

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Consultoria em Análise de Investimentos
Como parte integrante de um bom planejamento empresarial, para se decidir sobre a ampliação do negócio, adequação da estrutura operacional, aquisição de empresas e até mesmo comparar oportunidades de investimentos, é necessário avaliar nos aspectos técnico, mercadológico e econômico-financeiro a viabilidade desta decisão.

Para isto é necessário desenvolver estudos de viabilidade, buscando quantificar e reduzir os riscos destas oportunidades ou projetos de negócios. Utilizando as melhores práticas de análise de viabilidade, podemos auxiliar na tomada de decisão relacionadas a investimentos de diversas naturezas.

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Avaliação de Empresas Valuation
A avaliação econômica de empresas (Valuation) busca apurar o valor justo de uma empresa em um dado momento, auxiliando potenciais investidores em relação ao negócio, ou mesmo em situações em que algum sócio tenha a intenção de deixar a sociedade, e ainda como ferramenta essencial no processo de venda, aquisições, disputas judiciais, fusões, incorporações, etc. A avaliação de empresas (Valuation) é um processo que busca estimar um valor justo de uma organização.

É importante destacar que nosso trabalho de Valuation orienta os gestores sobre o valor do negócio, dando condições de nortear possíveis negociações, como nos seguintes casos: • Compra e Venda de Empresas • Dissolução Societária • Negociações com Investidores • Ferramenta de Gestão Estratégica

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Reestruturação e Gestão de Passivos Financeiros – Alavancagem Financeira
A definição de uma boa estratégia financeira é a condição para o crescimento do negócio e a maximização do retorno dos sócios-acionistas. Assim, é necessário adequar as diferentes estratégias de financiamento dos investimentos da empresa (em capital de giro e ativos físicos) como forma de garantir retornos satisfatórios aos acionistas.

Com base na experiência e qualificação profissional, nossos consultores avaliam a relação entre os investimentos necessários ao desenvolvimento das atividades e a forma como estes vem sendo financiados, identificando algum possível desequilíbrio que pode comprometer a geração de resultados econômicos e financeiros. Na necessidade de reestruturação financeira, desenvolvemos estudos para a orientar a negociação com credores, considerando a capacidade de geração de caixa do negócio, sem comprometer sua capacidade de crescimento.

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Programa de Saneamento e Planejamento Financeiro
Quando a empresa se encontra em uma situação de dependência extrema de capitais de terceiros para girar suas operações, ou seja, recorrendo constantemente a bancos ou outras fontes, há a necessidade de ajustar suas finanças para evitar um colapso. Para isto é necessário identificar os principais pontos de estrangulamento financeiro e desenvolver um plano de ação de modo a ordenar as políticas e estratégias do negócio dando condições de cumprir com suas obrigações.

O plano de saneamento financeiro exige conhecimento técnico para adequar os desembolsos à capacidade de geração de caixa do negócio, sem comprometer a viabilidade do negócio.

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Reestruturação de Empresa
A recuperação e reestruturações de uma empresa se torna uma necessidade cada vez mais constante no atual contexto competitivo em que se inserem as organizações. As constantes mudanças no ambiente exigem revisões sem seus processos e nos modelos de gestão, como forma de reagir às mudanças do mercado e de suas variáveis.

A recuperação empresarial se torna necessária quando a empresa não percebeu a necessidade de mudança em sua estratégia, ou até mesmo em suas políticas operacionais. A atuação de um consultor externo, que não possui nenhum tipo de envolvimento emocional e cultural com o negócio se torna imprescindível neste momento, para conduzir o processo de redefinição do modelo estratégico e organizacional do negócio.

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Due Dilligence
A Due Diligence refere-se a uma técnica de avaliação de um negócio buscando identificar rupturas em suas normas, rotinas e controles internos, normalmente utilizada durante processos de fusão e aquisição de empresas, auxiliando as partes na negociação de preços ou mesmo na definição de cláusulas contratuais.

Assim, com a nossa experiência, desenvolvemos trabalhos de Due Dilligence, proporcionando maior confiabilidade para a tomada de decisão em processos de fusão e/ou aquisição, ou mesmo de avaliação do negócio.

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Análise de Custos
A análise de custos tem como principal objetivo avaliar o atual modelo de custeio adotado pela empresa, a partir da revisão da estrutura de classificação dos grupos de gastos (plano de contas), da estrutura de centros de custos e critério de tratamento dos gastos. Desta forma neste tipo de trabalho será avaliado o tratamento de cada tipo de gasto (fixo ou variável) na composição do custo da atividade fim (produzir, prestar serviço ou revender), com ênfase ainda nas despesas tributárias e financeiras que afetam a competitividade do produto ou serviço.

É avaliado ainda o impacto do Ciclo Financeiro no resultado econômico da empresa, buscando identificar oportunidade de melhorias. Como parte deste trabalho, a empresa terá condições de desenvolver estratégias operacionais e comerciais a partir das seguintes informações: • Conhecimento e acompanhamento dos custos reais da atividade (produção ou prestação de serviços); • Identificação e acompanhamento do ponto de equilíbrio operacional e econômico; • Análise de margens de contribuição (por produto, linhas de produtos e global); • Estudo da formação de preços a partir dos custos operacionais; • Desenvolvimento de indicadores de resultado. Como parte deste trabalho se avalia, quando for o caso, os critérios de rateio adotados e seus efeitos na tomada de decisões.

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Programa de Redução de Custos e Despesas
O programa de redução de custos e despesas se apoia na necessidade de adequar os gastos à capacidade de geração de receita, com lucratividade. Para isto é necessário identificar as lacunas de adequação nos custos e despesas, priorizá-las e atacá-las com base em metas e planos de ação específicos para cada tipo de gasto.

Este programa se propõe a disseminar as melhores práticas de gestão e controle efetivo dos custos envolvidos nos processos operacionais, com uma abordagem que visa eliminar os desperdícios e o ganho de eficiência. Como técnicas a serem trabalhadas, destacam-se os benchmarks, a revisão dos critérios de orçamento de gastos e a identificação de gargalos e desperdícios.

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Estratégia de Precificação
Avaliar a metodologia de definição de preços adotada, relacionando-a com os objetivos e metas da empresa. Neste trabalho é avaliado o tratamento dados às despesas variáveis de vendas (impostos sobre vendas, despesa financeira, fretes, comissão sobre vendas, etc), buscando maneiras alternativas de tratamento destas despesas de forma a impactarem menos na competitividade dos produtos e serviços.

A estratégia a ser sugerida irá depender do objetivo da empresa para aquele produto/serviço, considerando ser um produto/serviço novo (em lançamento), participação no mix da empresa, nível de investimento exigido e outras variáveis a serem tratadas.

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Planejamento Orçamentário
O Orçamento é uma poderosa ferramenta de planejamento e controle dos recursos necessários ao desenvolvimento das atividades a serem realizadas para a consecução dos objetivos e metas estratégicas da empresa. É portanto, uma forma de projetar os números de sua empresa e gerenciá-los.

De acordo com a maturidade e cultura da empresa, será proposto um modelo de orçamento participativo, com responsabilidades para todos os níveis hierárquicos no envolvimento e cumprimento das metas traçadas no seu direcionamento estratégico.

Com base em nossa experiência de vários anos implantando orçamento nos diversos segmentos e portes de empresas, ser definido o melhor modelo orçamentário para sua empresa, envolvendo: • Desenho do processo orçamentário • Alinhamento do orçamento com os objetivos e metas estratégicas • A definição do cronograma orçamentário • Desenvolvimento de ferramentas para o planejamento e acompanhamento orçamentário.

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Indicadores de Performance e Risco
O acompanhamento dinâmico e consistente do desempenho de um negócio, se torna mais prático por meio de um painel de indicadores (dashboard), que são estruturados por natureza, possibilitando o monitoramento dos resultados gerados e a identificação da necessidade de reposicionamento operacional ou estratégico do negócio bem como na tomada de decisões relacionadas à situação econômico-financeira, mercado, clientes, produção, estratégia, pessoas, projetos, logística, etc.

De acordo com as características de cada empresa, estruturamos um painel de indicadores que traduzam nos diversos subsistemas sua performance, de forma a apoiar a análise de desempenho e a tomada de decisões.

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Planejamento Estratégico
A construção do direcionamento estratégico da empresa é uma forma de se estabelecer os meios e os caminhos a serem seguidos para se alcançar os objetivos e metas desejados, ou seja, é estabelecer como chegar ao futuro desejado. Neste trabalho busca-se identificar as políticas e práticas necessárias ao cumprimento dos propósitos da empresa, por meio de uma análise de todo o cenário que afeta o seu desempenho, mapeando as ameaças, as oportunidades, os pontos fortes e os pontos fracos (matriz SWOT).

Estabelece-se um plano para a implementação das ações necessárias à consecução dos objetivos e metas propostas. Para a avaliação da performance na fase de execução, são definidas algumas métricas de desempenho.
Um planejamento estratégico bem feito é a chave para o sucesso, pois ele garante mais eficiência às suas tomadas de decisões e direciona as ações a serem implementadas para se alcançar os objetivos desejados.

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Projetos de Viabilidade Financeira e Business Plan
O Planos de Negócios, é um documento utilizado para avaliar se o desenvolvimento de determinado projeto terá sucesso, considerando-se todas as variáveis ambientais, técnicas, operacionais, mercadológicas e econômicas e financeiras. Sua elaboração é uma forma de se avaliar com segurança se determinado projeto terá êxito caso seja realizado da forma como se pretende, minimizando o risco para o investidor.

A construção do plano de negócios deve obedecer alguns preceitos técnicos em que se considera todas as variáveis que podem interferir no sucesso do empreendimento.

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Organização de Tesouraria
A tesouraria de uma empresa engloba as atividades relacionadas aos processos de contas a pagar, contas a receber e controle das disponibilidades. Estas atividades devem estar organizadas de forma a funcionar em harmonia com os demais setores da empresa dando condições de atender às demandas do setor e contribuindo para o bom desempenho das atividades.

Quando o setor financeiro não se encontra organizado a gestão dos recursos financeiros fica comprometida. A organização da tesouraria envolve a revisão das práticas adotadas para o cumprimento das rotinas, envolvendo o mapeamento dos processos internos e o detalhamento formal das normas que norteiam o funcionamento do setor.

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Planejamento da Atuação Comercial
A atuação comercial busca de forma genérica otimizar a atuação da organização com o objetivo atender com excelência os clientes buscando alavancar performance. De outra forma o nosso foco vai estar na satisfação dos clientes e no aumento do lucro. A equação básica do lucro é que a receita seja maior do que os gastos de forma perene, assim sendo o departamento comercial será sempre pressionado quando o objetivo é crescimento da empresa. Vivemos em um ambiente onde a mudança é a tônica e a adaptação é fundamental para sobreviver e crescer no mercado. Grosso modo a chave do sucesso está na resiliência, criatividade (pensar fora da caixa), reduzir custos, revisar e desenvolver processos e trabalhar muito...muito....muito.
Em nossa experiência de mais de 25 anos como executivo e consultor para micro, pequenas, médias e grandes empresas, vivenciamos desenvolvimento e implantação de estratégias comerciais de vários tipos – vendas diretas e indiretas - além de participar de projetos de desenvolvimento em vários modelos de distribuição.
A GRUPO SET consultoria atende demandas de consultoria comercial desde grandes projetos até aconselhamentos curtos para pequenas empresas.

Dentre os projetos de estruturação de atuação comercial destacamos:  Projetos de estruturação comercial.
 Indicadores de desempenho comercial.
 Implantação gestão da informação comercial.
 Desenvolvimento de planos de remuneração comercial.
 Avaliação e mapeamentos de concorrentes
 Analise e desenvolvimento de diferenciais competitivos.
 Implantação de políticas comerciais
 Desenvolvimento de parceiros comerciais.
 Treinamentos de equipes comerciais
 Desenvolvemos também projetos específicos de
acompanhamento para sua empresa.

RESULTADOS ESPERADOS De forma geral, com a consultoria comercial da GRUPO SET espera-se que a sua organização aumente a vendas de forma consistente, com pessoal motivado e fique preparada para desenvolver de maneira consistente e mais acelerada que a concorrência. E de maneira mais específica, existem outros benefícios e resultados esperados:
 Identificação de novas oportunidades de receita.
 Aumentar o desempenho do negócio com a implementação de uma cultura de vendas.
 Dimensionamento correta da equipe comercial, trabalhando em uma estrutura sob medida para a empresa e cobrindo de forma eficiente os territórios definidos
 Alinhamento de métricas e remuneração da equipe comercial com os objetivos do negócio.
 Criação de um time de vendas de alta performance.
 Implantação de melhores práticas que resultam em crescimento de receita.
 Definição clara das expectativas de desempenho da equipe comercial.
 Crescimento do faturamento.


FORMA DE ABORDAGEM – VISÃO INTEGRADA DO NEGOCIO Uma das principais dificuldades que vemos nas empresas é a falta entendimento do negócio pelo setor comercial, muitos dizem “O que importa é vender”, mas nem sempre isto é verdade. A Grupo Set entende que para conseguir resultados satisfatórios para o negócio o Planejamento Comercial deve ter foco na venda de qualidade e na integração com todos as áreas da organização.

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